Cartomante (PC)

Cartomante (PC)

Desenvolvedor: Garoa Studios
Distribuidora: Garoa Studios
Lançamento: 01/Set/202
Steam: https://store.steampowered.com/app/1361760/Cartomante/

Tem conquistas? Sim.
Tem cartas? Não.

Como o próprio nome sugere, esse jogo é uma visual novel na qual você é uma cartomante e utiliza o tarot para aconselhar seus clientes.
O jogo ocorre numa tarde qualquer, próximo ao final do expediente.

  • Cartomante Gameplay

Considerações finais – Analisando a obra como um todo

Gráficos
Eu gostei bastante do estilo da arte. Tem muitos tons de azul e roxo, que dão uma aura bem mística ao jogo.

As animações são bem simples, mas ótimas para a proposta do jogo!
Toda a parte estética está bem harmonizada, ao meu ver.

 

UI e HUD
Como é de praxe na maioria das visual novels, a UI é bem organizadinha e eu não tive nenhuma dificuldade para me achar dentro das opções do jogo.

 

Trilha Sonora e sons
O jogo possui somente uma música, que eu achei que combinou bastante com a temática.

Apesar dos clientes não terem recebido uma dublagem, eles interagem com alguns resmungos enquanto falam (e por incrível que pareça, isso deixou os diálogos mais interativos).

 

Jogabilidade
Você é uma cartomante que quer que o expediente acabe logo mas precisa esperar pela chegada dos últimos clientes.
Seus clientes chegam e você após uma conversa (que pode ser breve ou não), escolhe uma carta para fazer a leitura da situação exposta.
Cada carta trará 3 opções para serem destrinchadas e isso mudará o desfecho da consulta.
O jogo não utilizou todas as cartas do tarot, infelizmente. Somente 3 cartinhas (que são Arcanos Maiores) estão disponíveis! :/

As conversas seguem rumos bem inesperados, umas beiram o total nonsense!

É possível interagir com algumas coisas do cenário, mas são bem poucas.

Minha única ressalva sobre a jogabilidade é não poder salvar o jogo. Seria legal se houvessem alguns slots para gravar o progresso, pois agilizaria a leitura de todas as possibilidades de finais.

 

Replay e retenção
A parte triste é que o jogo é curtinho e por mais que existam diversas combinações de diálogos, por haver poucos clientes o jogo acaba ficando meio repetitivo.

Analisando de uma forma bem racional, mesmo que a experiência tenha sido muito legal, o jogo tem mais uma cara de uma demo mesmo. :/

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