Criatura Crunch – O Monstro (PC)

Criatura Crunch – O Monstro (PC)

Desenvolvedor: TechToons Ltd.
Distribuidora: Class6 Interactive
Lançamento: 1996

Esse jogo foi lançado no Brasil pela coletânea de jogos “Super Games Folha”.

Wesley estava passeando tranquilamente de bicicleta quando começa a chover. Para se proteger, ele entra em uma mansão mas um cientista maluco aparece e o transforma em um monstro.
Agora além de precisar conseguir sair da mansão, o menino precisa encontrar um meio de voltar a sua forma normal.

Criatura Crunch – O Monstro é um point and click retrô, totalmente nonsense e que recebeu uma dublagem brasileira.

  • Criatura Crunch Gameplay 01

Considerações finais – Analisando o jogo como um todo

Gráficos e UI
A arte é bem cartunesca, tem um estilo simples (com excessão dos cenários, não há sombreamento nos personagens e objetos) mas bem expressivo.
Totalmente alinhada com a tecnologia da metade dos anos 90, a animação ficou bem feita, trazendo expressões bem caricatas.

Antes de iniciar o jogo, há uma opção “How to Play”, mas ela simplesmente não funciona! hahaha Muito provavelmente algum bug de compatibilidade com o Windows.

O jogo não possui hud. Para acessar o seu inventário (que é a cueca do Wesley), você deve clicar com o botão direito do mouse sobre ele. Não é algo muito intuitivo para quem não tem o hábito de jogar point and clicks, acho que teria sido melhor manter um botão no cantinho da tela.

Trilha Sonora e sons
Infelizmente a versão brasileira não ficou tão boa assim. Não pela dublagem, aliás a adaptação para nosso idioma ficou bem engraçado! O problema é que o volume do audio não ficou bem calibrado, então há falas muito baixas, outras muito altas e várias outras onde a frase termina mas o personagem continua a mexer a boca.
Acredito que a localização foi feita sem a preocupação de observar o timing da animação dos personagens.

Isso não estraga a experiência do jogo, mas a torna no mínimo esquisita.

Jogabilidade
Criatura Crunch é um dos jogos mais sem noção que eu já joguei na vida!
As falas dos personagens e dos objetos são totalmente satíricas ou coisas sem nexo nenhum (mas que soam engraçadas). E por causa disso, você vai sentir vontade de clicar em todos os objetos de todos os cenários.

Quando eu joguei esse jogo na minha infância, achei ele muito difícil. Lembro que demorei muito tempo para terminar e que meu pai havia me ajudado a solucionar parte dos puzzles.
Pegando para jogar de novo, zerei ele em aproximadamente 2 horas e nem precisei de walkthrough.

Os puzzles são bem fáceis, pois os objetos coletados só podem ser usados para destruir os monstros da mansão. Mesmo que o item não pareça fazer sentido, você pode ir na tentativa e erro.

Apesar do jogo ter recebido vozes em português, há algumas partes que exibem palavras em inglês. Mas não é nada que atrapalhe a jogatina, até mesmo para quem não entende nada de inglês.

Replay e retenção
O jogo é curto e dificilmente você vai querer jogar de novo em pouco tempo. Mas vale a pena pelas situações engraçadas e os diálogos completamente nonsense. É um bom jogo para dar umas risadas.

Para mim, o jogo possui um grande valor sentimental e nostálgico, mas não acredito que despertará sentimentos assim em quem for jogá-lo nos tempos atuais.

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