Higurashi When They Cry Hou – Ch.8 Matsuribayashi (PC)

Higurashi When They Cry Hou – Ch.8 Matsuribayashi (PC)

Informações Técnicas

Desenvolvedor: 07th Expansion
Distribuidora: MangaGamer
Lançamento: 14/Mai/2020
Steam: https://store.steampowered.com/app/1243670/Higurashi_When_They_Cry_Hou__Ch8_Matsuribayashi/

Tem conquistas? Sim.
Tem cartas? Não.

A história é sobre um rapaz que muda-se para uma cidade no interior do Japão chamada Hinamizawa. Na verdade, por ser muito pequena, tá mais para um vilarejo do que uma cidade.
Há alguns anos seguidos, mortes estranhas ocorrem e algumas pessoas atribuem isso a uma maldição.

Higurashi When They Cry Hou é uma história no formato de sound novel, que foi dividida em 8 jogos. Todos os eventos relatados ocorrem de 1979 a 1983.
Esse é o último arco de respostas, que nos traz um desfecho pra história.

  • Higurashi When They Cry Hou Matsuribayashi

Considerações finais – Analisando a obra como um todo

Gráficos
O jogo conta com a arte original e um remake.
O traço do remake é bem bonito, já a original é meio esquisita.
Infelizmente os personagens não possuem muitas posições/expressões, sendo que a maioria delas muda um detalhe ou outro, trazendo um aspecto bem estático para o jogo.

Não há cenas de interação entre personagens nem de momentos chave. Sua imaginação será a sua aliada nesse momento, exatamente como em um livro.

Os cenários são fotos com efeito de pintura. Bem tosco.
Assim como nos capítulos anteriores, alguns novos cenários foram inseridos.

 

UI e HUD
Minha primeira surpresa ao abrir o jogo foi ver que a tela do menu principal mudou.

Funcionalmente falando, os menus e textos são bem claros e fáceis de entender.
A estética do menu é bem feiona, tem um aspecto de jogo amador do começo dos anos 2000.

O texto é exibido na tela inteira, muitas vezes se sobrepondo ao cenário e personagens. Isso reforça mais ainda o aspecto desse jogo parecer com um livro do que com uma visual novel.

 

Trilha Sonora e sons
Músicas bem feitas e que passam bem a emoção de cada momento.

Se os personagens tivessem vozes, tudo teria ficado melhor ainda!

Jogabilidade
O jogo mais longo da série e o mais cansativo, ao meu ver. Foi o mais difícil de terminar, pois há muitos trechos chatos que não me despertaram tanto interesse. Eu perdia o ritmo várias vezes, demorei mais de um mês para finalizar a leitura. :/
Vários detalhes são dados, sobre diversos momentos dos jogos anteriores, [ads_blur_spoiler]além de contar como foi a infância da Takano e o que a levou a arquitetar toda a “conspiração” de Hinamizawa[/ads_blur_spoiler].

Em um determinado momento, você terá mais interação com o jogo! Isso foi bom pois me botou pra pensar e tornou esse capítulo um pouquinho mais próximo de um jogo do que de um livro eletrônico.

Finalmente temos um desfecho, mas tenho ressalvas.
Achei alguns momentos forçados demais, até mesmo para uma história de ficção desse naipe. [ads_blur_spoiler]esculpa gente, mas faltou um pouco de pé no chão do Ryukishi07 na hora de elaborar o confronto final. Por mais que ele queira ter mostrado que a união e amizade podem fazer milagres, não dá pra engolir que um grupo de crianças conseguiu derrotar um grupo de homens adultos e que estão acostumados com “operações táticas”.
A revelação sobre o paradeiro do Satoshi também foi algo bem meh. Como que um garoto é mantido num hospital e ninguém nunca suspeitou… putz, na moral, não dá né.
Mas de tudo, o que eu eu odiei foi a Takano ter sobrevivido e ter seguido a vida dela com seu nome original. Eu criei muita antipatia por ela no capítulo anterior, uma mulher tão cheia de egoísmo, ganância e ódio deveria no mínimo ter morrido[/ads_blur_spoiler].

 

Replay e retenção
Eu tenho certeza que agora que eu sei o que acontece de ponta a ponta, quando reler tudo terei uma visão diferente de cada capítulo e vou conseguir captar várias coisinhas que passaram despercebidas. Acho que isso vai me fazer admirar mais a obra, pela forma minuciosa que foi construída.
Apesar dos defeitos, acho que Higurashi é uma história que vale bastante a pena para os fãs de suspense e terror psicológico.

 

Share

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading