Desenvolvedor: Stranga Games, GrabTheGames
Distribuidora: Ratalaika Games
Lançamento: 2019
PSN: https://store.playstation.com/pt-br/product/UP0891-CUSA15821_00-RGJUSTIGNORETHEM
Tem troféus? Sim.
Outras plataformas: Nintendo Switch, PC, PS Vita e Xbox One.
Após a morte de seu pai, Mark começou a ser perseguido por estranhas criaturas que aparecem somente onde não há luz. Por mais que ele fuja, as criaturas continuam a aparecer e a causar estranhos fenômenos a sua volta.
Cansado dessa situação, Mark resolve investigar o que está acontecendo.
Um jogo de point and click com nuances gores e pitadas de terror psicológico.
Considerações finais – Analisando o jogo como um todo
Gráficos: 7/10.
Pixel art simpático mas muito simples. Mesmo deixando uma característica mais roots no jogo, alguns assets passam a sensação de terem sido composto por alguém que não possui muita experiência com esse tipo de arte.
UI e HUD: 8/10.
Os menus e hud são fáceis de entender.
A hud é exibida quando o cursor é colocado na parte superior da tela. Você utiliza o analógico do controle para movimentar esse cursor, achei a sensibilidade dele muito alta, teria sido legal uma opção para ajustar isso.
Trilha Sonora e sons: 6/10.
As músicas e os efeitos sonoros ficaram bons, mas há muitos momentos em que nenhuma música toca. Esse silêncio ao invés de trazer mais suspense, traz incômodo, passando a impressão que a música simplesmente foi esquecida de ser inserida.
Jogabilidade: 6/10.
A jogabilidade é bem simples, você basicamente interage com os objetos e pessoas, e pode usar itens.
Os puzzles são fáceis, dando um ritmo linear a história.
No decorrer do jogo, a história das criaturas não é explicada com detalhes, deixando a desejar na profundidade. Achei que haveriam teorias mirabolantes ou algum gancho que faria o jogador se sentir mais envolvido com a trama. Isso me decepcionou um bocado.
Em contrapartida, os diálogos são bem naturais e descontraídos, com uma pitada humor!
Alguns bugs bem chatinhos ocorreram, todos relacionados a itens. Itens que já foram coletados e continuam a exibir sua label e labels de itens que ainda não apareceram (mas que vão aparecer em cenas seguintes).
Isso atrapalha a experiência do jogador, pois a princípio não parece um bug e traz uma certa confusão sobre a interação do personagem com o ambiente.
Infelizmente os ports para console não receberam localização em português. Só a versão de PC que possui. 🙁
Em aproximadamente 3 horas, eu finalizei o jogo. É possível salvar o jogo a qualquer momento e criar vários slots de save, dando total liberdade ao jogador para refazer escolhas durante certos diálogos.
Fator replay: 5/10.
O jogo possui 2 finais e algumas escolhas que irão liberar troféus.
A história não tem absolutamente nada de extraordinário, não acho que é o tipo de jogo que dá vontade de reviver a história com frequência. :/