Desenvolvimento de Jogos

Localizor: Site Comunitário para Localizar Jogos

Sempre quis participar do desenvolvimento de algum jogo mas não tem ideia de como fazer isso? Um ótimo primeiro passo é ajudando a localizá-lo em outro idioma.
Com o crescimento da indústria AAA e indie, ter um jogo com pelo menos um idioma além do inglês tem deixado de ser um diferencial e tem se tornado um requisito forte nos critérios de compra de muitos jogadores.
Um jogo que possui mais de um idioma aumenta o seu alcance de público alvo e torna seu produto acessível a pessoas cujo o conhecimento linguístico limita-se apenas ao seu idioma nativo.

Localizor é um site onde é possível enviar sugestões de localização para diversos idiomas. Ao contrário do OneSky, o Localizor é totalmente focado em jogos.
O cadastro na plataforma é gratuito e permite integração com uma conta do Steam.

Por enquanto, o Localizor ainda está engatinhando. Ele surgiu em 2019 e ainda está em beta testing. A ferramenta foi desenvolvida pela empresa dinamarquesa Hovgaard Games.

 

Uma plataforma comunitária onde todos se ajudam e são recompensados

Após concluir o cadastro, você pode procurar por jogos que estão em processo de localização. Para poder participar, o site exige que você respeite algumas regrinhas:

  • Não é permitido o uso de tradutores automáticos (como o Google Translator, por exemplo) e nem traduções copiadas de third parties;
  • Não é permitido o uso de ferramentas de automação durante a localização. Ou seja, nada de bots;
  • Traduza somente o que você sabe. O site desencoraja que termos ou palavras que você não conhece sejam localizadas, para que você possa contribuir apenas com o que realmente sabe. Um método prático e direto para manter a qualidade do conteúdo enviado;

Você pode contribuir de duas formas: enviando uma sugestão de localização para uma string/label e votando em sugestões enviadas.

O Sistema de Pontuação

Ao enviar uma sugestão, se ela for aprovada para votação você será recompensado com pontos.
Cada usuário que votar em sua sugestão, lhe dará mais pontos.
Quando o jogo está 100% localizado, os desenvolvedores escolhem a sugestão mais bem avaliada, dando mais pontos a quem a enviou.

Além de poder ter o seu nome nos créditos do jogo (isso vai variar de jogo para jogo, nem todos dão essa oportunidade), você poderá utilizar a sua pontuação dentro do site para trocar por jogos do Steam.
Uma forma bem interessante de manter a comunidade de colaboradores ativa.

 

Uma colher de chá para pequenos estúdios

Se você for o desenvolver, o site não será tão amigável assim… a não ser que você ainda esteja dando seus primeiros passos.
O serviço do site para desenvolvedores possui o custo de US$20 por mês, mas se seu jogo tiver menos de 100 avaliações no Steam, ele é gratuito!

Ele possui uma integração automática com o Google Translator, para que você possa comparar as sugestões enviadas, suporte a anexos (para facilitar a compreensão do sentido em que a string está sendo usada) e ferramentas de moderação.

 

E aí? Se interessou? Para acessar o Localizor, clique aqui.

Deixe um comentário