Mokoko X Cover
Indie PC

Mokoko X (PC)

Informações Técnicas

Desenvolvedor: NAISU
Distribuidora: NAISU
Lançamento: 6/Abr/2022
Steam: https://store.steampowered.com/app/1785000/Mokoko_X/

Tem conquistas? Sim.
Tem cartas? Não.

Mais uma releitura do clássico Qix e Volfied.
Dividido em 32 níveis, seu objetivo é ajudar 8 garotas que você acaba conhecendo ao acaso e “coincidentemente” acabam entrando em alguma situação problemática, como fugir de insetos voadores.

  • Mokoko X

Considerações finais – Analisando a obra como um todo

Gráficos
A arte das garotas está muito bem feita, eu particularmente não curto animação cut-out mas tirei o chapéu pois conseguiram deixar ela muito suave e natural.
Minha única ressalva é para os inimigos. Achei o design deles horroroso! Eles estão com cores chapadas, sombreamento tosco e desenhados de forma que parecem um pedaço de papel. Acho que esse detalhe é o ponto mais negativo do jogo.

 

UI e HUD
O menu principal do jogo é bem fácil de ser entendido, literalmente só tem o modo história e arcade, e as configurações.
O que me causou uma certa confusão foi a hud. Ela tem bastante informação e num primeiro momento parece ser coisa demais para entender intuitivamente.
Mas olhando com calma, é bem de boa, basicamente a informação que você precisa focar é a sua barra de escudo e vida.

 

Trilha Sonora e sons
Toda a sonoplastia foi muito bem trabalhada.
Músicas divertidas, efeitos sonoros bem encaixados e o principal: vozes! As garotas e os inimigos receberam vozes em inglês e japonês, e isso deu todo um toque de capricho e carisma ao jogo.
Com certeza a minha experiência não teria sido tão positiva sem as vozes.

Os inimigos tem seus próprios jargões e após um tempo jogando vão grudar na sua cabeça! hahaha

 

Jogabilidade
Muito bem feito, desafiador no nível certo! Mas se você acha esse estilo de jogo deveras complexo (ou fácil demais), já te adianto que em Mokoko X você pode escolher a dificuldade que se adaptar melhor a sua experiência.

Zerei o modo história em um pouquinho mais de duas horas. Após terminar o jogo pela primeira vez, o modo arcade ficará disponível. Esse modo nada mais é que um modo história sem continue e com score acumulativo. Ótimo para competir no ranking online.

Há uma DLC para remover a roupa das garotas. Mas honestamente não achei a arte delas apelativa. Particularmente curti mais com censura (!).
Nenhum motivo em especial para isso, só achei a arte nua delas sem graça mesmo.

Tudo foi localizado em português e ficou muito bom. Não encontrei nenhum problema de localização nem typos.

Em resumo, é um jogo que apesar de ter um modo história, dá para jogar casualmente também.
Nos dias de tédio, se você não souber o que jogar, vai se lembrar desse jogo e vai pensar “quantos pontos será que consigo fazer nessa fase?”.

 

Replay e retenção
Se você gosta de competir por posicionamento em ranking, então terá horas e horas para gastar jogando Mokoko X.
E já deixo a dica: se você quiser conseguir bons scores, terá que ajustar a dificuldade do jogo para difícil (o que por si só já vai aumentar a sua retenção devido ao número de tentativas para finalizar cada fase).

Deixe um comentário