Pokémon Pinball (Game Boy Color)

Pokémon Pinball (Game Boy Color)

Desenvolvedor: Jupiter, HAL Laboratory
Distribuidora: Nintendo
Lançamento: 14/Abr/1999

Como o próprio nome sugere, é um jogo de pinball com temática de Pokémon.
Trata-se de um spin-off da primeira geração da franquia. Nesse jogo, além de acumular pontos para ficar no topo do ranking, seu objetivo é capturar todos os 151 Pokémon.

  • Pokémon Pinball Gameplay 01

Considerações finais – Analisando a obra como um todo

Gráficos: 10/10.
Gostei do design dos dois campos, são bem diferentes um do outro e devido a isso afetam como a pokébola se comporta durante o jogo.

Os pokémon ficaram super bonitinhos, é bem legal ver as animações deles.
A pokébola muda ao atingir determinada pontuação.

UI e HUD: 10/10.
O jogo não tem muitas coisas, a hud é extremamente simples. Ela mostra sua pontuação, o número de pokébolas e o número de cargas do Pikachu.
Quando algum evento ocorre, uma frase descritiva aparece na parte inferior. É bem fácil de entender.

Durante a captura e treinamento do Pokémon, o jogo indica muito bem os locais que você deve acertar. O jogo foi feito para qualquer criança entender, literalmente!

Trilha Sonora e sons: 10/10.
As músicas são ótimas, bem alegres e enérgicas.
O som de cada Pokémon é exatamente o mesmo das versões Red/Blue/Yellow e há um plus: a voz do Pikachu quando ele salva a sua pokébola.

Jogabilidade: 8/10.
Há uma grande diferença de jogar esse jogo no Game Boy e no emulador. A função rumble (vibração) do cartucho faz toda a diferença, traz bem mais emoção a jogatina.

Ao iniciar, você pode escolher entre dois campos: vermelho e azul. Cada um terá um set específico de Pokémon.
Após selecionar o campo, inicia-se a seleção de cidade, que é feita numa espécie de “roleta” e que você deve pressionar o botão A para parar.

Para encontrar um pokémon, você deverá acertar a pokébola dentro da boca do Bellsprout (campo vermelho) ou na do Cloyster (campo azul).
A sombra de um pokémon aleatório será exibido numa telinha próximo aos flippers e você precisará acertar os Voltorbs/Shellders para que ele seja revelado. Após essa parte, você precisará acertar a pokébola quatro vezes no Pokémon para capturá-lo.

Em alguns momentos, ao acertar em locais específicos, você será direcionado para fases especiais que lhe ajudarão a acumular mais pontos.
A física do jogo é boa, não vi nada de absurdo ocorrer.

Ao perder todas as pokébolas, você será direcionado para a tela ranking.
É possível acessar a pokédex no menu inicial, e lá estará registrado todos os pokémon capturados. Os pokémon que não conseguir capturar serão exibidos com uma sombra.

De um modo geral o jogo é um misto de habilidade e sorte (afinal, você pode jogar a pokébola e um lugar e ela voltar e cair bem no buraco entre os flippers).

Replay e retenção: 4/10.
O jogo é absurdamente difícil. Se você capturou um Pokémon e perdeu, só vai conseguir evoluí-lo se capturá-lo novamente em outra partida. O problema é conseguir encontrar o Pokémon que você precisa, vai depender muito mais de sorte do que de habilidade.

Para mim, é um ótimo jogo casual. Jogá-lo para completar a Pokédex é algo bem frustrante e desanimador em vários momentos. Eu nunca consegui completar, seja no cartucho ou no emulador.

Share

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading