Superliminal (Xbox Series XS)

Superliminal (Xbox Series XS)

Informações Técnicas

Desenvolvedor: Pillow Castle
Distribuidora: Pillow Castle
Lançamento: 07/jul/2020
Live: https://www.xbox.com/pt-BR/games/store/superliminal/9nvr4zqknbsb

Tem achievements? Sim.

Outras plataformas: Nintendo Switch, PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Superliminal é um jogo de puzzle em primeira pessoa, no qual você participa de um experimento e deve solucionar quebra-cabeças para sair de um sonho.

  • Superliminal Gameplay

Considerações finais – Analisando a obra como um todo

Gráficos e UI
Um jogo simples, com texturas que estão longes de passar a sensação de realismo. Aliás, a última coisa que esse jogo irá te transmitir é alguma sensação de realidade.
O tempo inteiro a sua visão e percepção de tamanho será desafiada, com diversas ilusões de ótica que brincam com ângulos e texturas.

É um jogo com um visual clean e que não faz uso de uma hud.
Única coisa visível é um ponto no centro da tela, que indica ao jogador onde está a sua “mão”.

 

Trilha Sonora e sons
Músicas suaves, tocadas em um piano irão te acompanhar durante a jogatina. Em nenhum momento te trazendo alguma sensação de urgência, apenas calma para que você possa pensar.

Desde o começo, você é acompanhado por uma voz feminina que lhe orienta sobre onde você está e quais ações pode tomar.

É um jogo bem agradável em questões de sonoplastia, com execeção apenas do som do alarme… (jogue e entenderá).

 

Jogabilidade
Desde o começo você entende que faz parte de um experimento sobre o sono.
Existe toda uma narrativa por trás, que vai ficando mais clara conforme você avança no jogo. Mas não espere por nada elaborado, é apenas uma história simples para justificar todos os puzzles malucos que você tem que solucionar.

Estava a procura de um jogo no Game Pass no qual eu pudesse jogar em conjunto com meu marido, e quando eu digo em conjunto, não digo necessariamente um coop ou um x1.
Superliminal me pareceu perfeito, pois duas cabeças pensam melhor que uma e rachar a cuca com ele me pareceu ser uma ótima escolha.
Então já deixo essa dica, se tiver a oportunidade, não jogue sozinho.

Os puzzles não são difíceis. Pela jogabilidade ser simples, ao poucos as possibilidades de como resolver cada parte vão ficando evidentes. Mesmo jogando em conjunto, muitas soluções acabaram sendo prováveis e obvias.
Só teve 2 puzzles que eu realmente não consegui solucionar e precisei recorrer a um detonado.

É muito interessante o modo como o jogo brinca com ilusões óticas e flertam com o improvável e com o absurdo.
Tudo é um sonho muito doido, inclusive, há uma parte que simula até mesmo um pesadelo.

Você pode usar objetos e pode aumentar e diminuí-los de tamanho.
Não existe um inventário, todos os itens ficam “largados” pelo cenário.
O save é feito de modo automático e em momentos específicos. Caso você fique preso em alguma parte e queira continuar em outro momento, terá que começar do último save point – que nem sempre fica exatamente na parte que você estava preso – e isso pode ser meio desanimador.

 

Replay e retenção
É um jogo muito gostoso de jogar, perfeito para relaxar e botar o cérebro para funcionar.
Em nenhum momento me senti cansada, o progresso é bem tranquilo. Diria que na dose certa para quem não curte jogos muito difíceis.

 

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